terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Diga "xiiiiiiis"


Por algum motivo muito estranho, vejo que sou o tipo de pessoa que pensa que há momentos que devem ser guardados exclusivamente na memória. Nem sempre existe a necessidade de guardá-los por meio de fotografias, principalmente nos tempos modernos.

Fico imaginando como foi a adolescência dos meus pais e mesmo a dos meus avós; eles, simplesmente, não tinham essa facilidade que temos hoje em dia quando o assunto é foto.

Penso como devia ser quando alguém aparecia com uma câmera; tirava fotos de todos em momentos como um ou outro jogo de futebol, casamentos e festas de aniversários, às vezes uma foto por ano da família toda - já achei muitas fotos assim de meus parentes mais antigos -, fotos de acontecimentos verdadeiramente importantes. Coisas que aconteceram com eles e que lhes trazem boas lembranças, mesmo que não tenham uma foto de cada evento. Juntavam-se todos numa parede ou num cenário legal e o fotógrafo geralmente dizia: "Diga xiiiiiiiiiiiiiiis!"

Penso que essa saudade seja uma coisa incrivelmente gostosa de ser sentida. O prazer de estar com os amigos, tirar uma única foto, que geralmente tinha uma resolução péssima, e, anos depois, encontrar essa mesma foto, essa única foto de um encontro de amigos, com a resolução péssima e olhar para ela com um sentimento de saudade e reviver aquele momento, aquele dia, com uma sensação de dever cumprido.

Hoje as fotos - não só as fotos - são incrivelmente banalizadas. Fotos são tiradas apenas para postar no Facebook/Twitter/Instagram, e todos esses sites de compartilhamento de fotos.
Não temos mais aquele prazer de ver uma foto e viajar com ela, lembrando o que ela representa, pensando nos amigos e naquele dia. A graça maior da foto foi esquecida. Guardar momentos.

Quando estou com determinados amigos, é certo: pegam uma câmera, ou um celular e dizem que "vai pro face!" e depois, tiram a foto, depois outra e outra...
Fotos nasceram para gravar momentos especiais e não apenas para postar no Instagram e mostrar ao mundo que você está almoçando;

Eu sei, já fiz isso algumas vezes, mas, de qualquer forma, a vida é injusta com as fotografias, ninguém mais as dá o devido valor.

De hoje em diante, só tirarei fotos quando for importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário